-->

segunda-feira, 31 de março de 2014

Dr. Graham e a dieta 80/10/10 crua vegana de frutas

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, apresenta seu grande mentor, o homem mais experiente no assunto do crudivorismo, frugivorismo e nutrição crua no mundo. Dr. Graham, o autor do livro "A dieta 80/10/10" apresenta seu dia a dia, comenta sobre sua filha crescendo em uma dieta frugal, o que ele come em um dia e muito mais! Não perca, mais um entrevistado pelo Saúde Frugal, mas agora, o homem mais importante do mundo na disseminação do higienismo moderno.

Dr. Douglas Graham pode ser encontrado em:  www.foodnsport.com ou www.youtube.com/foodnsport

Dr. Douglas Graham é quiropata, com mais de 30 anos de experiência no crudivorismo vegano hipo-lipídico, com diversos livros publicados, treina constantemente atletas profissionais, tendo treinado a Martina Navratilova, Ronnie Grandison (NBA), entre muitos outros. Roda eventos crudívoros nos Estados Unidos e na Costa Rica.






Abaixo, a tradução da entrevista, feita por nossa querida amiga e tradutora Tais Silva Monteiro.



Eduardo Corassa: O Dr. Douglas N. Graham é o pai do movimento Frugivorismo em todo o mundo e uma das autoridades em Raw Food (Alimentação Viva). Ele treinou pessoas como Martina Navrátilová, Demi Moore e vários outros atletas profissionais e celebridades. O Dr. Graham é responsável pela minha nova vida e saúde e também pelo meu renascimento.
                Dr. Graham: Sempre me interessei por saúde, nutrição, alimentação. Sempre pratiquei esportes. Nos últimos anos, não tenho me exercitado muito. Sou formado em Quiropraxia. Acompanho milhares de pessoas em seus jejuns supervisionados, tenho dado milhares de palestras sobre saúde para diversos grupos em todo o mundo nos últimos 30 anos e fico feliz que o mundo da alimentação viva tenha se tornado um mundo 80/10/10.
                Acredito que o movimento da alimentação viva tenha desaparecido. Nada mais de eventos e festivais, porque seus principais líderes (que voltaram a comer comida cozida) tentavam não comer 80/10/10, mas agora essa dieta vem crescendo ao redor do mundo, com eventos e tudo mais.
                Eduardo Corassa: O que te levou ao Higienismo?
                Dr. Graham: O que me levou ao Higienismo foi o fato de que nada mais funcionava. Eu procurava por saúde excepcional, por uma dieta que fizesse sentido e me desse um bom desempenho nos esportes, por clareza da mente, e não só procurei como também experimentei diversos tipos de dieta (macrobiótica, vegetariana, vegana etc.) e finalmente tentei viver de maneira saudável (ter horas suficientes de sono, fazer exercícios regulares), até que alguém me disse para tentar o Higienismo, há 35 anos.
                Corassa: Para mim, faz 7,5 anos. Por que ter uma dieta frugívora em vez de viva?
                Dr. Graham: Acho que a alimentação viva implica que o alimento tem pais e faz bebês e que está vivo. Uma maçã, por exemplo, ingiro sem as sementes, que seria a parte que faria bebês. Quanto à alface, ingiro as folhas e não as sementes.
                Se você imaginar seu dedo, seu sangue... eles são vivos? Você está vivo, e suas partes suportam (sustentam) você. Certamente, há várias coisas vivas que eu não comeria: hera venenosa, plantas que me são irritantes, baratas (quer estejam mortas ou vivas).
                Se considerarmos os primatas, por exemplo, todos eles se alimentam de frutas e vegetais. A maior parte de frutas para os mais espertos e a maior parte de vegetais para os que não são tão inteligentes. Já que nos consideramos como os primatas mais inteligentes, faria sentido que nos alimentássemos principalmente de frutas e vegetais.
                Corassa: O que mais tem prosperado: os alimentos integrais, frescos, verdes, crus, orgânicos?
                A primeira vez em que cunhei esses termos, há quase 30 anos, foi como uma descrição do que estava fazendo cerca de vinte anos atrás: pretendia descrever a qualidade do alimento em meu prato. Vinte e sete anos atrás, filmei um vídeo usando esses mesmos termos.
                Há um conceito nos hotéis e restaurantes em que os cinco estrelas são os melhores, então eu fazia o mesmo com meus hábitos alimentares, dando uma estrela se contivesse algo cru em meu prato, outra se contivesse algo fresco e assim por diante. Isso é extremamente simples e funciona.
                Corassa: Há quanto tempo faz uso da alimentação crua? Sei que naquela época não existia o conceito de 80/10/10, mas grande parte da sua dieta tem sido frutas e vegetais frescos.
                Dr. Graham: Passei por várias mudanças alimentares, desde a ingestão de carne e laticínios várias vezes ao dia, até passar a ingerir mais alimentos crus, mas, no final dos anos setenta, apesar de me deparar com a ideia de comer mais alimentos crus, não me comprometi à ideia de comer somente alimentos crus. Então, seriam vinte e cinco anos me alimentando de maneira bem-sucedida de alimentos integrais, frescos, verdes, crus, orgânicos. Necessitou de pesquisa.
                Corassa: De que você se alimenta hoje em dia?
                Dr. Graham: Não costumo me alimentar logo cedo pela manhã; em vez disso, faço algumas atividades, levo o cão para passear e então, lá pela hora do almoço, consumo algo bem simples, frutas, também aipo, alface, pepino.
                Mas hoje foram apenas bananas, umas dezesseis ou dezessete bananas, não sei ao certo, e me senti satisfeito (se forem muito pequenas, umas vinte). Depois, fiz meus afazeres e, na hora da janta, tomei três litros de uma mistura de laranja e manga, uma bebida bem grossa. Normalmente, tomo dois litros, mas hoje tomei mais. Também consumo normalmente repolho, aipo, abobrinha, tipo uma salada de repolho, tomate e abacate, misturo tudo no processador e fica bem colorido.
                Corassa: Quantos quilos de alimento por dia?
                Dr. Graham: dois kg de bananas, três litros de bebida, um ou dois kg de salada... somando, uns sete kg de alimento por dia.
                Corassa: Gostaria que você comentasse um pouco sobre a saúde da sua filha e a dieta frugívora dela.
                Dr. Graham: O que acho mais notável na saúde dela é a satisfação e alegria dela, e o fato de não ter problemas de ouvido, não ter congestão nasal, não estar acima do peso, nem ficar doente. Ela é muito inteligente, atlética, não muito alta, mas eu também não sou alto!
                Corassa: O tamanho e o peso não significam saúde, certo?
                Dr. Graham: Não.
                Corassa: Sempre me perguntam sobre a vitamina B12. Gostaria que comentasse um pouco sobre isto. Estou frugívoro há 7,5 anos e não tomo suplementação.
                Dr. Graham: Se você apresenta deficiência em qualquer tipo de nutriente, numa situação de vida ou morte ou de danos permanentes, faça uso de suplemento para ganhar tempo.
                Não sabemos quais são os níveis de vitamina B12, porque ela é adicionada a tantas comidas que muita gente a consome todo dia, no cereal do café da manhã, no pão, nas massas e grãos, então não é justo, até mesmo os animais recebem injeções de vitamina B12. Assim sendo, não tenho nenhum motivo para suspeitar de deficiência, mas se uma pessoa ficar deficiente, ajudaremos a resolver o problema e então procuraremos saber o que aconteceu para que ela se tornasse deficiente.
                Não importa se for ferro, B12, vitamina A ou qualquer outra nova preocupação, se você não mostrar abertamente sintomas de deficiência, é desnecessário se preocupar. Examinemos os sintomas de deficiência de B12, por exemplo: fadiga, paranoia, falta de memória, formigamento dos dedos dos pés e das mãos, calafrios ao abaixar a cabeça, perda de equilíbrio. Caso você esteja levemente deficiente em B12, mas não apresente qualquer sintoma, para que suplementar? Como isso ajudaria?
                Acredito que a suplementação é promovida por aqueles que não estão promovendo uma dieta saudável. Se a dieta for completa e nutritiva, não há necessidade de suplementá-la de maneira alguma. Mas não é apenas a dieta, mas sim a dieta e o estilo de vida. Muitas das pessoas que têm problemas com a B12, têm tido este tipo de problema porque não absorvem a vitamina de maneira adequada e têm problemas emocionais e estresse que têm a ver com o modo com que você leva sua vida e seu mundo, e como processa internamente o estresse.
                Corassa: Como o Higienismo Natural sugere, e como Herbert Shelton sugere, nutrição e comida não são sinônimos.
                Dr. Graham: Obtemos a vitamina D através do sol, a B12 a partir de micróbios e outros muitos nutrientes que nem são relacionados à alimentação, e mesmo com relação àqueles que o são, não se trata apenas da dieta, mas da relação de um nutriente com outro.
                Você não pode apenas se concentrar na dieta, não pode isolar sua saúde em partes isoladas. Você dirá: “Estou super em forma, então sou bem nutrido”, isso não funciona. É preciso atentar para o todo.
                Corassa: Vamos a um questionário rápido agora: qual é sua fruta favorita?
                Dr. Graham: A que estiver em mãos!
                Corassa: O vegetal favorito?
                Dr. Graham: Aipo.
                Corassa: Noz ou semente favorita?
                Dr. Graham: Eu diria castanha-do-pará, mas experimentei dois dias atrás a primeira amêndoa deste ano e estava tão deliciosa que terei de dizer amêndoa! E quanto à semente, gergelim.
                Corassa: Melhor prato cru?
                Dr. Graham: Uma maçã, duas tâmaras, três bananas. Ou duas maçãs, quatro tâmaras e seis bananas ou três maçãs, seis tâmaras e nove bananas no processador, para que as lâminas as misturem e cortem um pouco, e você terá as maçãs em pedaços, a banana amassada e as tâmaras misturadas. Esse seria meu prato favorito! Coma como um mingau. E um simples macarrão de pepino é um prato de que gosto muito!
                Corassa: Onde as pessoas encontram acesso a seus livros, consultas e site na Web?
                Dr. Graham: No meu site na Web, é possível encontrar todas as informações e também artigos: www.foodnsport.com
                Lá, você encontra diferentes tipos de dieta, ilha de banana (monodieta), dicas de alimentação e de exercícios físicos e informações sobre a dieta 80/10/10 para que possa segui-la.
                Corassa: Recomendo. Foi um prazer conversar, admiro-o muito.
                Dr. Graham: Fico feliz de vê-lo tão bem, desejo-lhe muita saúde!


(Traduzido por Taís Silva Monteiro e revisado por Katia Melchers Erps)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Tortas vivas e cruas em Belo Horizonte dia 30/03/2014

                                                   Workshop exclusivo de Tortas 







Aprenda a preparar tortas. Como fazer massas, geleias, coberturas e muitos outros truques para criar seus doces crus.

No final, deguste dos deliciosos pratos criados, feitos exclusivamente de alimentos frescos, não refinados e saudáveis.

Nada de açúcar, adoçantes, gordura animal ou até mesmo grandes quantidades de gordura vegetal.

100%, crudívoros, veganos, frugais, higienistas e de baixa gordura vegetal

Receitas:

Torta de banana com geleia de morango
Torta de manga com cobertura de coco


Facilitador: Eduardo Corassa autor, palestrante e consultor especialista do crudivorismo vegano. Estudante de nutrição e especializado em Higiene Natural pela University of Natural Health, estudou com o mundialmente famoso Dr. Douglas Graham. Há mais de 7 anos e meio vive em uma dieta exclusivamente crua de frutas, vegetais, sementes e nozes.

Endereço: Av. Carandaí, 161 loja 101 - Funcionários - Belo Horizonte - MG 
(31) 3261-5188 / (31) 8681-1131


Data: 30/03/2014 das 09:00 às 11:20




Investimento: 
r$ 70 reais 

Limite de participantes: 20. Portanto, as 20 primeiras pessoas confirmadas através do depósito bancário seguida por confirmação por email.

O pagamento pode ser feito na conta abaixo ou diretamente no restaurante. Por favor, logo após o depósito ser efetuado, enviar para o email eduardo@saudefrugal.com os dados da transação para que ela possa ser devidamente identificada e sua vaga garantida.

Eduardo Corassa

Bradesco
Conta Poupança 1010292-8 
Agência 2766-9

Itau
Agência 7345
Conta 05723-1/500

Banco do Brasil 
Agência 0288-7
Conta corrente 40.028-9
Variação 61

CPF: 106.468.277-40

Tel:
(21) 98192 8668 - Eduardo

www.saudefrugal.blogspot.com
www.saudefrugal.com

sexta-feira, 21 de março de 2014

Comida cozida e doenças - O estudo dos gatos do Dr. Pottenger

 Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, traz neste vídeo uma das maiores descobertas da ciência. Dr. Francis M. Pottenger foi o primeiro a provar em ambiente controlado que a alteraçãa térmica produzido pelo cozimento e industrialização nos alimentos, causava a perda de nutrientes e formação de compostos tóxicos, que por sua vez levava a degeneração fisiológica e psicológica dos seus gatos, os espécimes nos quais ele testou sua teoria. Assista e compartilhe! O mundo deve saber!

Acesse www.saudefrugal.com, www.saudefrugal.blogspot.com e se cadastre em nossa mala direta. Se cadastre aqui no nosso canal do youtube também, assim como veja as fotos de nossas receitas em www.flickr.com/saudefrugal e se conecter a todos os frugívoros brasileiros em nosso grupo do facebook
https://www.facebook.com/groups/saudefrugal

Para ler as 16 primeiras páginas gratuitas de nossos livros, acesse as abas respectivas de cada livro em nosso blog!
Se você quer aprender a praticar uma dieta crudívora, nada melhor que educação no assunto. Um livro é o melhor
investimento que você pode fazer!

Caso queira aprender nossas receitas gourmet, recomendamos nosso retiro de especialização culinária, que ocorre uma vez por ano em janeiro, mais informações em nossa blog, na aba retiros.




http://www.youtube.com/watch?v=6CdSM3Dvq3s&feature=share&list=UUYamjJAo9qHUIN1jLYEDN4w

Gaspacho cru com croutons de pepino - Receita crua, vegana, integral, hipo-lipídica

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, apresenta uma de suas receitas mais simples, mas entretanto, deliciosa. Uma sopa, para as pessoas que geralmente tem dificuldades no crudivorismo por estarem acostumadas a tomar sopas a noite, ou não conseguem ingerir com gosto vegetais crus. Seja em qualquer caso, você vai se deliciar com esta sopa crua étnica da Espanha!

http://www.youtube.com/watch?v=3HB6oIfVyPM&feature=share&list=UUYamjJAo9qHUIN1jLYEDN4w&index=2


Receita disponível no livro Crulinária Frugal - Receitas do Paraíso, disponível para compra aqui no blog ou por nosso email de contato.



terça-feira, 18 de março de 2014

Veganismo em Belo Horizonte! Lançamento do livro Revolução Vegana em BH

É com muito orgulho e satisfação que informo a vocês da data e local de lançamento do meu mais novo livro, Revolução Vegana.

O livro trata a respeito dos dados científicos do veganismo, principalmente em questão da saúde humana, mas também aborda em detalhes as questões ambientais, éticas e filosóficas, assim como ascondições desumanas nas quais os animais vivem, cheio de fotos, gráficos da ciência epidemiológica etc.

Venha comemorar com o Saúde Frugal e a feira orgânica Terra Viva, essa noite de autógrafos, bate papos sobre o ideal futuro da humanidade. E além disso, teremos um bate papo sobre o crudivorismo rolando, mais para o final da feira. Seja você onívoro, vegetariano, vegano ou crudívoro, você não pode perder essa!

Data e local: 29/03, sábado, às 09:00 na Casa ManGaia – Rua Capitão Procópio, 18 – Santa Tereza – BH/MG (dois quarteirões à direita da rua Mármore, entre as ruas Gabro e Ângelo Rabelo)

Grato e até lá, Eduardo Corassa


.


Mais informações em: www.saudefrugal.blogspot.com
http://redeterraviva.org/contatos/

segunda-feira, 17 de março de 2014

Bruno Carvalho lutador de MMA é vegano!

Entrevista exclusiva com Bruno Carvalho, Brasileiro, Vegano, lutador profissional de MMA que estará nos ringues no próximo Sábado 22 de Março no Cage Warriors 66 que acontecerá na Arena Ballerup em Copenhagen, Dinamarca, contra Mohsen Bahari da Suécia.




Leia em:












 Como de praxe, cada vez mais atletas adotando o veganismo e provando ao mundo que é uma dieta suficiente, e na verdade muito mais saudável e muito melhor para o funcionamento otimizado do organismo humano do que uma dieta onívora. Ou seja, um atleta tem um rendimento muito melhor através de uma dieta saudável vegana do que uma dieta onívora!

Receitas cruas e vivas arte culinária gourmet



Meu mais novo vídeo de receitas cruas e vivas, com fotos caseiras enquanto eu estava desenvolvendo elas para meus cursos. Para as fotos profissionais e as dos cursos, veja os outros vídeos no canal ou meu flickr.com/saudefrugal

Compartilhem, pressionem o like e se inscrevam no meu canal!

www.youtube.com/saudefrugal

sexta-feira, 14 de março de 2014

Livros de comida crua viva (sem glúten, sem lactose, sem farinha ou açucar refinado)


















Livro da dieta - Saúde Frugal - http://saudefrugal.blogspot.com.br/p/saude-frugal-o-guia-ao-crudivorismo-e.html

Jejum Higienista - http://saudefrugal.blogspot.com.br/p/o-jejum-higienista-cirurgia-da-natureza.html

Livro de receitas Crulinária Frugal http://saudefrugal.blogspot.com.br/p/crulinaria-frugal-receitas-do-paraiso-o.html 

Dados científicos do veganismo - Livro Revolução Vegana http://saudefrugal.blogspot.com.br/p/revolucao-vegana.html

Livro de receitas gourmet - Doces delicias 
http://saudefrugal.blogspot.com.br/p/crulinaria-gourmet.html


 Quer aprender a incluir mais frutas e vegetais em seu dia a dia? Aprender receitas simples, práticas, mas ainda assim deliciosas sem alimentos industrializados? Levar uma vida mais saudável, mais natural e colher os benefícios que isso traz a sua saúde, longevidade e bem estar? Se eduque e leia!

Adquira já o seu, apenas clicando no link de compra de cada um aqui no blog, ou mandando um email para saudefrugal@gmail.com

segunda-feira, 10 de março de 2014

Saúde e as frutas no globo repórter O poder das frutas

Nesta sexta-feira, dia 07/03 de 2014, o globo repórter apresentou o programa o Poder das frutas, aonde entrevistou Eduardo Corassa, apresentando sua mudança de vida e sua cura de vários problemas de saúde e obtenção de um maior desempenho e desempenho físico e mental através de uma dieta crua baseada em frutas e vegetais.

O texto do globo repórter foi: Estudante de nutrição abre mão de dieta variada para comer apenas frutas. Apesar de eu não viver apenas de frutas, mas também comer grandes quantidades de vegetais, e uma pequena quantidade de nozes e alimentos gordurosos como abacates etc. a reportagem muito bem feita, como não é de se esperar menos do globo repórter.

Parabéns a toda equipe de produção pela linda filmagem e por nós ajudar a divulgar a mensagem da saúde pela vida saudável. A saúde por viver naturalmente.

Eduardo Corassa largou a vida de professor de inglês para se tornar um frugívoro. Ele passou a fazer exercícios físicos somados à alimentação à base de frutas para ter uma vida saudável.

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/globo-reporter-o-poder-das-frutas-07032014/3198474/











Combinação alimentar

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, ensina como combinar seus alimentos para obter o máximo da nutrição, sem se intoxicar com subprodutos tóxicos causados pela indigestão. Como evitar má digestão, má nutrição e absorção de nutrientes, como realmente comer de forma natural. Para mais detalhes e para todas as regras da combinação alimentar, receitas devidamente combinadas e como combinar todos os tipos de alimentos em uma dieta frugal, leia: Crulinária Frugal - Receitas do Paraíso.


http://www.youtube.com/watch?v=uqkTcgJEAzQ&feature=share&list=UUYamjJAo9qHUIN1jLYEDN4w


domingo, 9 de março de 2014

Dieta 80/10/10 dieta das frutas frugivorismo frutarianismo dieta frugal

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, explica mais sobre o que é uma dieta crua baseada em frutas. O que é o frugivorismo, a dieta 80/10/10, frutarianismo, ou dieta frugal. Porque devemos levar uma dieta frugívora. Porque existem pessoas que vivem basicamente de frutas e vegetais.

http://www.youtube.com/watch?v=tkZbIuxng_k&list=UUYamjJAo9qHUIN1jLYEDN4w&feature=share&index=1





O que um vegano crudívoro come?

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, explica o que come um frugivoro, uma pessoa que se alimenta de frutas, vegetais e nozes cruas. Quais os tipos de alimentos ideais que podemos consumir.





http://youtu.be/gvEZu66WQM0


quarta-feira, 5 de março de 2014

Café da manhã vivo gratuito






http://www.youtube.com/watch?v=DCUK3PkdtRU&list=UUYamjJAo9qHUIN1jLYEDN4w&feature=share


Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, mostra como coletar frutas de uma forma mais simples e eficaz, como fazer um imenso café da manhã ou almoço em família frugal gratuito ou no máximo até 5 reais (a única coisa no vídeo comprada foi a jaca, a qual é extremamente barata em cidades pequenas).

Acesse www.saudefrugal.com, www.saudefrugal.blogspot.com e se cadastre em nossa mala direta. Se cadastre aqui no nosso canal do youtube também,
assim como veja as fotos de nossas receitas em www.flickr.com/saudefrugal e se conecter a todos os frugívoros brasileiros em nosso grupo do facebook
https://www.facebook.com/groups/saude...

Para ler as 16 primeiras páginas gratuitas de nossos livros, acesse as abas respectivas de cada livro em nosso blog!
Se você quer aprender a praticar uma dieta crudívora, nada melhor que educação no assunto. Um livro é o melhor
investimento que você pode fazer!

Caso queira aprender nossas receitas gourmet, recomendamos nosso retiro de especialização culinária, que ocorre uma vez por ano em janeiro, mais informações em nossa blog, na aba retiros.

Agradecimentos a Pare Ruts e Daniel Raman pela trilha sonora e a Joel Gustof pela vinheta de abertura!

Gostou do vídeo? Não se esqueça de compartilhar no facebook e dar um like, assim podendo ajudar mais pessoas que podem precisar desta informação!

Jejum curativo

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, fala sobre sua experiência com a prática do jejum, como reverteu seus problemas de saúde, o que o levou a escrever um livro apenas sobre o tema e a razão porque o jejum é chamado pelos médicos higienistas de A Cirurgia da Natureza..




Para aprender mais sobre o jejum, leia nosso blog na seção Jejum Higienista, para ler a amostra grátis de nosso livro, vários trechos interessantes e muito mais!

domingo, 2 de março de 2014

Green Smoothie ou vitamina verde

Couve e hortelã 
Green smoothie
3 bananas médias (300 gramas)
1/2 manga média (200 gramas)
1 a 2 punhados grandes de hortelã
5 folhas de couve pequenas (150 gramas)
100 ml de água
 
Preparo: Para essa receita, as folhas de hortelã devem ser frescas, assim como as de couve, tenras, bem jovens. Retire os talos da couve e os galhos da hortelã. Liquidifique as frutas primeiro e depois adicione as folhas e a água.
 
Veja o vídeo em: http://youtu.be/rQHbxmZ16lI
 
Para ver fotos de nossas receitas dos nossos livros de receitas e cursos culinários, acesse nosso Flickr em: http://www.flickr.com/saudefrugal